Reclamação contra bancos crescem 40%
As queixas contra os principais bancos do País aumentaram 40% entre janeiro e junho comparado com o primeiro semestre de 2010. Os dados do Banco Central indicam que as reclamações – em que foram constatadas o descumprimento de normativos do Conselho Monetário Nacional ou do BC – contra o setor bancário voltaram a crescer após dois anos de queda.
Neste primeiro semestre, a média mensal de reclamações foi de 790 ante 564 nos primeiros seis meses de 2010. Vale lembrar que a quantidade de clientes avançou 7% no período. Para a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o aumento da base de correntistas contribuiu para parte da alta no volume de reclamações.
Entre os principais bancos do País, o Santander foi o que teve maior aumento de reclamações. No período, as queixas aumentaram 240%. Em seguida, aparecem Itaú (alta de 81%), Bradesco ( 22%) e Caixa Econômica Federal (20%). Há quem esteja na contramão: caíram as reclamações contra Banco do Brasil (recuo de 12%) e HSBC (-15%).
Pelos dados do BC, também é possível identificar quais as principais queixas dos consumidores. A reclamação mais recorrente é sobre débitos não autorizados ( 20,2%). Em seguida, estão serviços não contratados (10,1%), esclarecimentos incompletos (9,7%) e descumprimento de prazos (9,3%). Por fim, estão as operações não reconhecidas (6,2%).
O diretor da ouvidoria da Febraban, Francisco Calazans, diz que o motivo de os bancos estarem entre os mais reclamados é simples: “A relação entre o correntista e o banco é muito, muito próxima. Sem contar que, agora, os clientes são cada vez mais exigentes e sabem que podem reclamar. Esses dois fatores nos colocam mais para o alto do ranking”, comenta o executivo.
No Procon de São Paulo, a queixa mais comum contra os bancos é em relação às transações eletrônicas não reconhecidas. “O consumidor não reconhece o saque que foi feito na conta, uma transferência, ou um pagamento, por exemplo”, diz Renata Reis, especialista do órgão.
Outra queixa recorrente é sobre cobrança equivocada de alguma tarifa. Antes de buscar ajuda no órgão, 80% dos consumidores tentam uma solução diretamente com a empresa.
Entre os quatro bancos – Caixa, Santander, Bradesco e Itaú – que tiveram aumento no número de reclamações no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, apenas a Caixa não atendeu à reportagem.
Itaú, Santander e Bradesco têm em seus argumentos para justificar o maior número de reclamações alguns tópicos parecidos. Aumento na base de clientes, mais produtos à disposição dos correntistas, além de uma mudança no perfil dos consumidores que, agora, são mais exigentes e registram reclamações.
Os três bancos fizeram questão de reforçar que a solução das reclamações é prioridade.
Olha, Santander nunca mais!!!
ResponderExcluirAlém de ficar aumentando os limites sem a nossa autorização, e lógico, como sempre queremos solucionar logo os problemas e acabamos fazendo empréstimos, estes que acabam numa bola de neve! Tentamos sempre negociar com o nosso gerente, que se dizem "gerente de relacionamento"!!! E isso que fui pessoalmente em Março tentar negociar e nada consegui. Se eu fosse uma pessoa "sacana" que não quisesse pagar tudo bem, mas você ir até a agência, e tentar negociar e nada?? Ainda por cima dizer que o banco não faz nada a longo prazo??? MENTIRAAAAA ... depois de 3(três meses) vieram parcelar a longo prazo, só que tudo na mesma, imagina se o banco vai perder ... Não quero parcelar, quero pagar a vista, e que seja um valor justo, nada de juros absurdos!!! E não consigo entender, como um 0800, que não tem relacionamento nenhum com o correntista, consegue fazer os melhores acordos, não consigo entender isso!!!! quero pagar, mas quero o JUSTO!!!
SANTANDER TEM QUE IR NO PROCON
ResponderExcluir